A Apex e a nova Abertura Comercial

Nos 15 anos de existência da Apex as exportações brasileiras evoluíram de US$  73 bilhões anuais  para US$ 240 bilhões (2018). Esse crescimento permitiu que o Brasil acumulasse muitos superávits comerciais no período, sem os quais não teríamos hoje um confortável nível de reservas internacionais, da ordem de US$ 400 bilhões.
Foram muitas as iniciativas para esses resultados, públicas e privadas, mas seguramente o trabalho desenvolvido pela Apex no Brasil e no exterior foi absolutamente fundamental.
Os inúmeros projetos setoriais de exportação desenvolvidos pela agência, em conjunto com várias associações privadas, representativas de mais de setenta segmentos produtivos, apresentaram resultados bastante positivos.
Merecem destaque o aumento do número de empresas exportadoras, a inclusão de novos produtos na pauta de exportação, a abertura de novos mercados e a qualificação de executivos em área de muita complexidade. As missões comerciais lideradas pela Apex já alcançaram todas as regiões do mundo e têm sido fundamentais na abertura de novos mercados e consolidação dos já existentes.
O Brasil enfrenta atualmente novos e importantes desafios no comércio exterior. A  retomada de medidas protecionistas em vários países e agora uma nova crise econômica na Argentina, nosso principal parceiro sul-americano, já afetam bastante nossas exportações, principalmente de produtos manufaturados.
Por outro lado, a atual equipe econômica já anunciou que vai implantar um processo mais amplo de abertura comercial no País, ou seja, é certo que teremos um redução das tarifas e simplificação dos processos de importação, ainda reconhecidos como burocráticos.
Com isso, muitos dos setores produtivos brasileiros, que já enfrentam obstáculos no exterior, passarão a enfrentar uma concorrência mais acirrada no mercado interno.
Esse quadro torna ainda mais relevante que nossos empresários continuem buscando novos mercados para seus produtos, enfrentando concorrentes de outros países e os processos mais complexos de negociação no exterior.
A presença contínua no mercado externo torna os fabricantes nacionais mais competitivos. São forçados a investir em novos produtos, em redução de preços e na modernização de processos de produção. Com isso ganham musculatura para enfrentar ampla gama de concorrentes.
Com a nova abertura comercial será necessário que o Brasil apoie e fortaleça esses segmentos que já estão participando dos projetos de promoção comercial.  Pela experiência acumulada nesses anos e pelas dezenas de projetos exitosos já em execução, a Apex é agora ainda mais importante para prosseguir apoiando os empresários brasileiros que enfrentam o desafio das exportações.
Ivan Ramalho


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