Pragmatismo no Comércio Exterior

Com o Itamaraty sob novo comando, seria oportuno considerar que a frequente alternância de poder nos países sul-americanos recomenda pragmatismo

Diante do quadro atual da pandemia do coronavirus,  a economia mundial continuará enfrentando muitas dificuldades, com consequências  negativas sobre o comércio internacional. Hoje enfrentamos até mesmo restrições a viagens internacionais.
O cenário pós pandemia é preocupante e a retomada de posições no mercado internacional será bastante mais difícil, pois os países compradores estarão também enfrentando queda de demanda.
Aqui na América do Sul, em quase todos os países tem sido frequente a alternância de poder. Como sabemos, o Brasil mudou e tem hoje um governo de direita. Mas a Argentina também mudou recentemente, com a esquerda voltando ao poder. No Uruguai a esquerda esteve no poder por longo período, mas tem agora um governo de direita. Também o Chile, grande parceiro comercial brasileiro, tem alternado com frequência. A Bolivia realizou recente eleição com a volta da esquerda ao poder e o Perú também está realizando eleições presidenciais.
Esse processo certamente prosseguirá, e os interesses comerciais brasileiros, geradores de investimentos, de reservas cambiais, de modernização da produção, devem ser apoiados por nossas autoridades. Esses países adquirem do Brasil principalmente manufaturados, cujos produtores são intensivos na contratação de mão-de-obra, aspecto de extraordinária importância nesta fase de alto desemprego.
É fundamental que nossos negociadores possam manter a mais ampla interlocução com nossos vizinhos sul-americanos. No Itamaraty, na Secex, na Apex, no Ministério da Agricultura, dentre outros órgãos governamentais, o Governo conta com negociadores do mais alto nível, muitos detentores de grande experiência e que certamente saberão conduzir negociações e ações promocionais com o pragmatismo necessário para a retomada de nossas atividades comerciais na América do Sul.
Ivan Ramalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Exportação e o Emprego

Diversificação do Comércio Exterior

A Argentina na nossa Balança Comercial