Em Defesa do Mercosul - 2

Foi recentemente divulgado pela SECEX - Secretaria de Comércio Exterior o resultado da Balança Comercial no primeiro semestre de 2021. Mais uma vez o Brasil alcançou expressivo superávit devido a exportações de US$ 136,7 bilhões e importações de US$ 99,2 bilhões. Esse resultado mostra sensível recuperação do comércio exterior brasileiro..

As exportações cresceram para todas as regiões do mundo, mas o resultado mais expressivo foi alcançado  no Mercosul. As exportações brasileiras para o Mercosul cresceram 49%, superando o crescimento registrado em todas as demais regiões: Oriente Médio (44%), Ásia (37%), América do Norte (32%), Europa (27%)  e África (20%).

As vendas para o Mercosul também continuaram mantendo a mesma qualidade da pauta, ou seja, prevalecendo as vendas de produtos industrializados, majoritariamente manufaturados de alto valor agregado, diferentemente do que ocorre nas vendas para as demais regiões do mundo, quando prevalecem os produtos básicos. 

Em resumo, o resultado da Balança Comercial no primeiro semestre volta a demonstrar a importância do Mercosul para o Brasil. Nosso país prossegue superavitário no bloco e mantém invejável qualidade na pauta de exportações, mostrando mais uma vez o quanto são equivocadas as frequente críticas sofridas pelo Mercosul.

Ivan Ramalho.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Exportação e o Emprego

Diversificação do Comércio Exterior

A Argentina na nossa Balança Comercial