Pragmatismo no Mercosul

Hoje se realiza mais uma reunião dos Chefes de Estado do Mercosul, quando a presidência pró-tempore será transferida da Argentina para o Brasil. Ontem ocorreu a reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum, órgão decisório para inúmeras questões relevantes do bloco. 

O Brasil acaba de divulgar o resultado de sua Balança Comercial do primeiro semestre de 2021. Foi um semestre no qual não faltaram ácidas críticas ao Mercosul, tanto de autoridades como de analistas independentes, sempre vinculadas a tarifas de importação e negociações internacionais.  Mas a resposta parece ter vindo com resultado bastante eloquente, mostrando que o maior crescimento das exportações brasileiras no período ocorreu exatamente para o Mercosul, alcançando 49%, percentual bastante superior ao registrado nas vendas para as demais regiões do mundo.

Apenas isso já seria suficiente para que no Brasil fosse atenuado esse crescente antagonismo que assistimos hoje, sem dúvida decorrente de posições ideológicas, e que tanto tem prejudicado nossas relações internacionais, inclusive com outros parceiros de grande importância como a China. 

Também é necessário compreender que o Mercosul não se resume a questões comerciais, já que no bloco são tratados e acordados inúmeros temas relevantes para a população dos países integrantes do bloco. São exemplos ainda hoje desconhecidos de grande parte da população a integração produtiva, a integração educacional, o Fundo de Convergência Estrutural que busca reduzir as assimetrias regionais e diferentes iniciativas de natureza social.

Em resumo, o excelente resultado alcançado pelo Brasil junto ao Mercosul no primeiro semestre, aliado a muitos outros temas tratados no bloco, coincidindo com a data na qual o Brasil assume a presidência pró-tempore, é excelente momento para uma nova reflexão a respeito de nossas relações na região, talvez permitindo a adoção de um comportamento mais pragmático e que busque resultados de fato concretos na integração regional.

Ivan Ramalho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Exportação e o Emprego

Diversificação do Comércio Exterior

A Argentina na nossa Balança Comercial